O Impacto Animal como Ferramenta no Gerenciamento Holístico

No Gerenciamento Holístico aprendemos a usar os animais como ferramenta para atingirmos nossos objetivos. Nossos objetivos por sua vez, devem ser ecologicamente, socialmente e financeiramente viáveis. Resumidamente, o contexto da proprietária da fazenda onde as fotos foram feitas é: o lucro com o gado de corte, enquanto recupera as pastagens regenerando os ciclos minerais e de água, a vida no solo e aumenta a captação de luz solar pela vegetação (para conversão em produtos).

As fotos mostram como a proprietária está usando o impacto animal para controlar o capim ‘caniço-
branco’, uma gramínea invasora que tende a dominar as pastagens se não for controlada e que o
gado aproveita muito pouco. Ela está sando blocos maciços de sal mineral em lugares estratégicos a proprietária tem conseguido controlar o caniço-branco e re-estabelecer outras gramíneas e plantas que são mais indicadas e nutritivas para o gado. A diferença entre o capim caniço-branco e o resto das pastagens fica evidente nas margens das moitas e na clareira que foi aberta pelo impacto animal.
Lembrando que a proprietária não fez uso de cerca elétrica para atingir seu objetivo e que a diferença que vemos foi criada só com o uso dos blocos de sal mineral colocados em meio as moitas de capim caniço-branco.