Ciclo de Palestras e Cursos em Práticas Regenerativas

Eurico Vianna trabalhando na horta de um dos professores da Holos: School of Regenerative Design na Austrália.

A Fazenda Bella organizou uma série de cursos e palestras para melhor aproveitar a presença do Permacultor, Mestre de Capoeira e Sociológo Eurico Vianna no Brasil entre os meses de Junho e Julho. Eurico reside na Austrália onde é sócio co-fundador da Holos: School of Regenerative Design, uma escola dedicada ao desenvolvimento comunitário por meio de práticas regenerativas como a Permacultura, a Agricultura Sintrópica e o Gerenciamento Holístico.

Com experiência internacional ensinando manifestações culturais brasileiras e estabelecendo programas de desenvolvimento comunitário, Eurico compartilha casos de sucesso com práticas regenerativas em vários países do mundo. O foco de seus cursos e palestras no Brasil, no entanto, é equipar os participantes com os princípios, conhecimento e técnicas necessários para que eles se tornem a mudança que querem ver a sua volta.

 

26/06 às 19:00h – Palestra “Alimentos mais que orgânicos e práticas regenerativas” seguida de jantar preparado pelo Chef André Castro no Restaurante Authoral

O que são “alimentos mais que orgânicos”? Venha participar da conversa sobre como nossas opções de alimentação, moradia, uso de energia e manejo de resíduos podem ter um impacto super positivo no planeta. As vagas são limitadas e as reservas podem ser feitas por esse link.

29/06 às 19:00h – Palestra de Introdução à Permacultura (em inglês) na Casa Thomas Jefferson

Essa palestra é a mesma usada nas apresentações da Holos: School of Regenerative Design na Austrália. Temas como a história e os princípios éticos da permacultura, o porque precisamos nos engajar mais para prover mais das nossas necessidades alimentares e energéticas localmente e como projetar sistemas tendo a natureza como modelo serão abordados na palestra. A reserva para palestra pode ser feita online no site da Casa Thomas Jefferson por meio desse link.


O primeiro curso “Introdução a Permacultura” envolve uma série de exercícios guiados, aulas
teóricas, práticas e estudos de caso na Fazenda Bella para que os participantes aprendam a desenhar e implementar seus próprios sistemas de produção alimentar de maneira regenerativa e em harmonia com o meio ambiente. Esse curso também abordará questões atuais importantes como coleta e manejo sustentável de água, uso de fontes de energia renováveis e tecnologias apropriadas e o uso da Bio-construção para edificação de moradias verdadeiramente sustentáveis. 

O segundo curso, “Introdução a Agricultura Sintrópica“, será ministrado por Eurico Vianna, Osmany Segall e Helber Queiroz. Esse curso foca mais especificamente na produção de alimentos e madeira dentro de Sistemas Agroflerestais (SAFs) de acordo com a abordagem de Ernst Gotsch. Em ambos os cursos os participantes ficarão acampados na Fazenda Bella e poderão acompanhar de perto como funcionam as SAFs e a produção de alimentos que vão muito além do conceito ‘orgânico’.

Canteiro de Agricultura Sintrópica mostrando a diversidade de espécies (frutíferas, madeira e hortaliças) assim como os vários estratos de um SAF.

Uma das maiores lições compartilhadas nas palestras e cursos é de que a viabilidade econômica pode, e deve, caminhar em harmonia com a restauração de nossos ecossistemas.

O time de educadores da Fazenda Bella também presta serviços de consultoria em Permacultura, Agricultura Sintrópica (SAFs de acordo com a abordagem de Ernst Gotsch) e Bio-construção para clientes que precisam de suporte para implementar práticas regenerativas e resilientes em suas propriedades ou comunidades (urbanas ou rurais).

Como parte do programa de treinamento e reciclagem da Fazenda Bella, nosso time de educadores estará ministrando as palestras e cursos juntamente Eurico Vianna. Entre um curso e outro os participantes dos cursos também podem se inscrever para participar de um programa de estágio na Fazenda Bella para adquirir experiência prática sob a orientação do nosso time de educadores.  

Edificação de paredes em ‘taipa leve’ em um dos cursos de Bio-construção na Fazenda Bella.

 

Time de Educadores/Consultores da Fazenda Bella

Leila Segall é advogada, permacultora e consultora. Há mais 30 anos Leila vem coordenando os projetos e empreendimentos da Fazenda Bella em parceria com seus pais, o Seu Maninho e a Dona Doninha. À frente da Fazenda Bella Leila pesquisa os princípios e técnicas das várias abordagens regenerativas por todo o Brasil para incluí-los nos cursos e atividades da Fazenda.

Eurico ViannaEurico Vianna é Educador Físico, Mestre de Capoeira, Sociólogo e Permacultor. Eurico adota uma abordagem interdisciplinar para desenvolver programas de desenvolvimento comunitário e de inclusão social usando a Permacultura e manifestações culturais. Junto com seu irmão Osmany, Eurico administra os projetos e empreendimentos da Fazenda Bella. Eurico também é sócio co-fundador da Holos: School of Regenerative Design, na Austrália, onde é consultor, ministra cursos e palestras e continua a se aprofundar nos estudos da Permacultura.

Osmany Neto é arquiteto, paisagista, bio-construtor e permacultor. Desde o começo de sua carreira acadêmica Osmany buscou conciliar teoria e prática com uma abordagem holística. Osmany se especializou em projetos de Bio-construção ecologicamente sustentáveis e com uso de recursos locais e renováveis. Osmany é aluno de Ernst Gotsch e também presta consultoria para projetos rurais e urbanos que visam implementar sistemas agroflorestais usando a Agricultura Sintrópica. Junto com seu irmão Eurico, Osmany administra os projetos e empreendimentos da Fazenda Bella.

Elber Queiroz é Engenheiro Agrônomo e Permacultor. Durante sua carreira, Elber desenvolveu uma abordagem interdisciplinar usando a Agronomia, a Permacultura e a Agroecologia. Elber tem 8 anos de experiência na área agrícola e desde 2009 vem se especializando em Agricultura Sintrópica e a Agroecologia. Junto a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a EMATER-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) Elber vem desenvolvento e acompanhando experiências em Agricultura Regenerativa com agricultores do Distrito Federal. Por 2 anos Elber trabalhou em Gestão Agropecuária, Administração Rural, Turismo Rural e Ecoturismo. Atualmente Elber é parceiro na produção de Agricultura Sintrópica da Fazenda Bella e compõe nosso time de consultores e facilitadores em Permacultura e Agricultura Sintrópica.

Para reservar seu lugar nos cursos ou para fazer contato agendando uma palestra de Introdução à Permacultura com Eurico Vianna, por favor, entre em contato pelo email: fazendabelladf@gmail.com .