#2 Curadoria de Notícias de Impacto Positivo

Essa semana João, meu filho mais novo, veio ao mundo! Notícia de impacto super positivo para nossa família! Mas por conta disso perdi um pouco o controle das mensagens que recebi com conteúdo para ser compartilhado na curadoria. Ainda assim, vamos lá! Desculpem se não puder lembrar de onde vieram as notícias.

Webinar Grauito sobre Escalada e Poda em Alturas para Implementação e Manejo de SAFs com Sérgio Olaya

Sérgio Olaya, agricultor sintrópico que foi aluno e trabalhou diretamente com o Ernst por um tempo, é o convidado do papo que sai no podcast na próxima segunda. Entre outras aventuras, conhecimentos e experiências muito interessantes, Sérgio se especializou em escalada e poda para o manejo e implementação de SAFs. No dia 17/04, Sérgio ministrará um webinar gratuito com o Bruno Alvaro pela página do Impacto Positivo. Para poder interagir com os facilitadores é preciso fazer a inscrição pelo link acima.

Webinar Gratuito sobre Captação e Manejo Renerativo de Água com Eurico Vianna

Esse webinar trás técnicas e informações de ponta ensinados no meu curso de Introdução à Permacultura. Além de explicar os princípos que regem as técnicas eu também compartilho estudos de caso ilustrando o conteúdo cobrindo desde propriedades rurais até a reumidificação do paisagismo urbano. Para poder participar do webinar, fazer perguntas e comentários é necessario fazer a inscrição pelo link acima.

Como as raízes do Cerrado levam água a torneiras de todas as regiões do Brasil

“O rio São Francisco está secando, haverá cada vez menos água em Brasília e a cidade de São Paulo terá de aprender a conviver com racionamentos. O alerta é do arqueólogo e antropólogo baiano Altair Sales Barbosa, que há quase 50 anos estuda o papel do Cerrado na regulação de grandes rios da América do Sul.”

As notícias e dados do artigo são alarmantes, mas a consciência do problema é necessária para que possamos criar o paradigma onde esse problema não exista mais. Notícia compartilhada pela querida Georgina Lopes, dedo verde lá de Brasília.

Como o MST se tornou o maior exportador de arroz da América Latina

Artigo trazendo a trajetória do MST em termos de entendimento e utilização de práticas de produção regenerativa. Além de compartilhar um pouco da história do movimento, também traz informações imprescindíveis para que entendamos a diferença entre o agronegócio e as práticas regenerativas.

Bon Bagay: Permacultura, Abundância e Autonomia

Manual prático e ilustrado para o ensino e implantação de projetos permaculturais desenvolvido pelo pessoal do‘Bora Permaculturar’para ações no Haiti. Recurso compartilhado pelo amigo Sérgio Loiola,Pesquisador e Inventor de Goiânia que toca a página AgroEcologia PermaCultura Energias Renováveis Inovações Verdes e Sociais no Facebook.