Tomada de Decisão Holística para produtores rurais e empreendedores socioambientais

A Tomada de Decisão Holística faz parte do Gerenciamento Holístico, uma plataforma de gestão de propriedades rurais criada pelo ecologista e ambientalista Zimbabuano Allan Savory. Essa plataforma aborda 3 áreas essenciais: a tomada de decisão, a gestão de recursos financeiros e o manejo holístico de pastagens. Embora tenha sido criada para a gestão de propriedades rurais, essa plataforma tem sido amplamente adotada pelos ‘negócios verdes’ ou pelo empreendedorismo socioambiental.

Além de conseguir, de fato, assegurar a segurança ambiental, a viabilidade econômica e a justiça social (o tripé da sustentabilidade como é conhecido em português), o objetivo do Gerenciamento Holístico é combater a desertificação que dá pela degradação ambiental e assegurar a qualidade de vida das pessoas que vivem no campo.

Entre os dias 1 e 17 de Setembro estarei ministrando dois cursos no Brasil, um na Escola de Permacultura e outro na fazenda The Green Man, junto com o camarada Sérgio Olaya, o Guerreiro Zen da Agricultura Sintrópica. Em ambos os cursos eu ensino o módulo de Tomada de Decisão Holística, ferramenta super importante para o produtor rural e para o empreendedor socioambiental. Apesar de começar o curso explicando a história e os princípios do Gerenciamento Holístico, a parte financeira e de manejo de pastagens ficará para uma próxima oportunidade.

O Gerenciamento Holístico se baseia primordialmente em 4 insights:

1 – Uma perspectiva holística é essencial no gerenciamento. Se baseamos decisões de gestão em qualquer outra perspectiva, nós provavelmente teremos resultados diferentes dos planejados porque só o todo é real.

2 – Os ecossistemas podem ser classificados dentro de um contínuo que vai de não friável até muito friável de acordo com o quão bem a humidade é distribuída e a velocidade que a vegetação morta se decompõe. Nos extremos dessa escala os ecossistemas respondem de maneira diferente a influencias iguais. O descanso, por exemplo, restaura a paisagem em ecossistemas não friáveis, mas causa danos nas paisagens muito friáveis.

3 – Nos ecossistemas friáveis um número relativamente alto de grandes herbívoros em manada, mantidos concentrados e em constante movimento como esses animais se comportam naturalmente na presença de predadores que caçam em grupo, é vital para se manter a saúde das paisagens que pensávamos que eles destruíam.

4 – Em qualquer ecossistema o sobrepastoreio e a compactação pelo pisoteamento praticamente não tem relação com o número de animais. Ao contrário, tem relação com a quantidade de tempo que as plantas e o solo são expostos aos animais.

Savory, A. e Butterfield, J. (2000). Holistic Management: A New Framework for Decision Making. Island Press. EUA. (Tradução livre Eurico Vianna)

Como a natureza opera em todos, o primeiro passo para a tomada de decisão holística é definer um Contexto Holístico. O Contexto Holístico, por sua vez, é formado pelo Todo Sob Gerenciamento, a Declaração de Propósito, a Declaração de Qualidade de Vida e a Futura Base de Recursos.

O curso de Tomada de Decisão Holística ensina os participantes a definir e refinar as prioridades do Todo Sob Gerenciamento. Ajuda encontrar problemas ou bloqueios. Melhora os pontos fracos e cria um sistema de avaliação que melhora o monitoramento e promove o sucesso. Em suma, a definição de um Contexto Holístico para a vida pessoal ou empreendimento torna possível tomar decisões que beneficiam todas as áreas e pessoas dentro do Todo definido.

Se você é produtor rural, empreendedor socioambiental ou gestor de ecovilas e quer aprender como definir seu Contexto Holístico para que as decisões tomadas garantam que a viabilidade econômica não comprometa a segurança ambiental e nem a qualidade de vida das pessoas envolvidas em seu projeto, a Tomada de Decisão Holística é a ferramenta que vai tornar isso possível.

Além do módulo Tomada de Decisão Holística eu vou ministrar oficinas de desenho permacultural que visam otimizar os gastos energéticos e os recursos materiais e biológicos e de como usar a Escala de Permanência da Linha Chave para desenvolver propriedades rurais resilientes e economicamente viáveis.

Entre os dias 1 e 9 de Setembro estarei ministrando o curso Agricultura Regenerativa com a equipe da Escola de Permacultura na Serra da Mantiqueira, MG. Esse curso oferece 3 módulos:
– Tomada de Decisão Holística,
– Desenho Permacultural,
– Planejamento de Propriedades Rurais com a Escala da Permanência da Linha Chave.

Entre os dias 11 e 17 estarei com o amigo Sérgio Olaya ministrando o curso Agricultura Familiar e Empreendedorismo Socioambiental na Fazenda The Green Man em Inconfidência, RJ. Esse curso oferece 3 módulos:
– Tomada de Decisão Holística,
– Desenho Permacultural,
– Agricultura Sintrópica (com o Sérgio).

Na terceira semana de setembro ministro uma oficina de Desenho Permacultural na Chapada dos Veadeiros (a ser confirmado).