Gerenciamento Holístico 2019 – Pecuária e restauração ecológica de mãos dadas.

O Gerenciamento Holístico (GH) é uma ferramenta de gestão criada por Allan Savory, um produtor rural e doutor em ecologia do Zimbábue, para que produtores rurais pudessem ser produtivos sem que isso comprometesse a qualidade de vida e a saúde ecológica de suas propriedades.

Essa abordagem traz contribuições importantes para a alfabetização ecológica daqueles que se propõem a trabalhar com a agricultura e a pecuária de forma regenerativa.

O Gerenciamento Holístico já conta com mais de 5.000 proprietários/gestores e juntas essas pessoas já manejam quase 9 milhões de hectares de terra. De maneira resumida o Gerenciamento Holístico é formado por 4 módulos:

  • Tomada de Decisão Holística;
  • Gerenciamento Holístico Financeiro;
  • Manejo Holístico de Pastagens; e
  • Planejamento de propriedades rurais.  

Como pontos chaves o Gerenciamento Holístico traz o emponderamento do produtor rural, a resiliência da propriedade e a rentabilidade do empreendimento. Por meio da Tomada de Decisão Holística o produtor consegue traçar um planejamento preventivo que facilita a gestão de curto e longo prazo evitando o estresse da tomada de decisão em situações imprevistas. Para mais informações sobre a Tomada de Decisão Holística é só visitar a série de artigos sobre o tema nos links: Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

A resiliência da propriedade aumenta porque o gado (ou qualquer outra criação) passa a ser um recurso manejado de forma a melhorar os processos ecossistêmicos (o ciclo hidrológico, o mineral, o energético e a dinâmica das comunidades). E a rentabilidade do empreendimento aumenta em função da melhoria da ecologia local e do uso de uma abordagem que não depende de insumos.

Nós estamos procurando parceiros para viabilizar uma turnê divulgando o Gerenciamento Holístico no Brasil com o educador e consultor australiano Graeme Hand. Graeme tem mais de 20 anos de experiência como produtor e consultor (certificado) usando o Gerenciamento Holístico.

Educador

Graeme Hand, educador e consultor australiano com mais de 20 anos de experiência ensina como ter produtividade e qualidade de vida na pecuária restaurando áreas degradadas.

Objetivos:

Entre outros objetivos a turnê pretende:

  • Apresentar uma ferramenta simples  de gestão para empreendimentos rurais;
  • Mostrar que a pecuária pode ser uma das ferramentas mais eficientes no combate à desertificação e ao aquecimento global;
  • Divulgar o Gerenciamento Holístico como forma de aumentar a produtividade e a qualidade de vida do produtor rural;
  • Gerar público para promover o 1° curso de certificação de profissionais de Gerenciamento Holístico no Brasil;
  • Fomentar a pecuária regenerativa no Brasil.

A turnê é uma produção do Podcast Impacto Positivo e da Berekê e conta com a parceria da Agropecuária Kehrle, da Fazenda do Futuro EcoAraguaia e da Escola de Permacultura. Nossos parceiros já estão com cursos ou consultorias agendadas. Os interessados em apoiar ou se tornar parceiros da turnê podem promover um curso ou contratar uma consultoria. O email de contato é: info@euricovianna.com.br

O curso dura 6 dias e requer em torno de 20 participantes. A consultoria leva 2 dias e pode ser feita de forma ‘aberta’ recebendo inscrições de participantes para cobrir os custos ou fechada (com o proprietário arcando com os custos).

O curso é divido em 3 módulos:
– Tomada de Decisão Holística,
– Gerenciamento Holístico Financeiro e
– Manejo Holístico de Pastagens.

A propriedade anfitriã pode ser usada como exemplo tendo dessa forma ao final do curso elaborado um Contexto Holístico para Tomada de Decisão, um plano de gestão/negócio que aumente a produtividade levando em conta a qualidade de vida dos gestores e um plano holístico de pastagem rotacionada.

A consultoria também oferece esses benefícios, mas por levar apenas 2 dias, é mais indicada ao público já iniciado na pecuária e aos conceitos regenerativos.

As pessoas interessadas em apoiar esse projeto podem fazer isso de forma direta, se tornando parceiros investidores. Nesse caso em torno de 10% do valor do curso ou consultoria são pagos adiantados e reembolsados com as inscrições dos participantes até a produção do curso/consultoria. Uma forma indireta de se envolver é indicando parceiros, sejam eles pecuaristas, empresas patrocinadoras ou entidades do terceiro setor.

Como parte de nossa missão é democratizar o acesso ao Gerenciamento Holístico, temos interesse especial em instituições que possam patrocinar um curso (ou vagas) para pequenos produtores rurais.

Se você quer fazer parte de um time que atua para fazer a diferença e está trazendo para o Brasil uma abordagem nova, eficiente, que reverte os processos de desertificação e pode colaborar na luta contra o aquecimento global usando a pecuária regenerativa, não perca essa oportunidade de participar de um curso ou consultoria e fazer parte do crescimento do Gerenciamento Holístico e da pecuária regenerativa no Brasil.

Nossos parceiros na Turnê

Escola de Permacultura entre 20 e 29 de Maio em Baependi na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais. Esse curso aborda a Tomada de Decisão Holística e Escala de Permanência da Linha Chave para promover a produtividade e a qualidade de vida para a agricultura familiar.

Esse curso aprofunda e retifica conceitos chaves para os que já estudam a permacultura como ciência de desenho ecológico. Também é uma excelente oportunidade para aqueles que querem projetar com segurança uma transição para o campo.

Curso de Gerenciamento Holístico em Sorocaba entre os dias 25 e 30 de Junho em Sorocaba, SP. A Fazenda São Benedito está fazendo a transição para agropecuária regenerativa e o curso traz a oportunidade de acompanhar o inicio do planejamento de um sistema baseado no Gerenciamento Holístico. Esse curso é divido em 3 módulos: O curso é divido em 3 módulos:
Tomada de Decisão Holística,
– Gerenciamento Holístico Financeiro e
– Manejo Holístico de Pastagens.ministrado
E será ministrado por Graeme Hand, educador e consultor australiano com mais de 20 anos de experiência internacional nessa abordagem.

Consultoria Aberta com Graeme Hand. Essa consultoria é ideal para as pessoas que já estão envolvidas na pecuária regenerativa ou que já decidiram fazer a transição. A Agropecuária Kehrle é uma propriedade inovadora, que já usa o GH há 5 anos e que prima pela produção do gado criado a pasto, garantindo a saúde aos animais e os cuidados com o meio ambiente. Nessa consultoria, portanto, a troca de conhecimentos com o Graeme será de altíssimo nível e os participantes poderão ver como a abordagem do GH se adequa ao contexto específico de cada família e sua propriedade.

Curso de Gerenciamento Holístico no Santuária Ecológico Fazenda EcoAraguaia entre os dias 7 e 12 de Julho. Esse curso vai acontecer na beira do Rio do Coco-Araguaia, usando a pecuária na Fazenda do Futuro EcoAraguaia como estudo de caso de transição para o Gerenciamento Holístico. A Fazenda do Futuro EcoAraguaia é pioneira na implementação do Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) e co-fundadora da Associação Brasileira de Produtores de Carne Carbono Neutro (ABCCN). O curso na FF já conta com 12 produtores rurais locais da região de Caseara e tem vagas limitadas para essa experiência única de aprendizado sobre como pecuária e restauração ambiental podem andar de mãos dadas.
O curso é divido em 3 módulos: – Tomada de Decisão Holística, – Gerenciamento Holístico Financeiro e – Manejo Holístico de Pastagens.ministrado E será ministrado por Graeme Hand, educador e consultor australiano com mais de 20 anos de experiência internacional nessa abordagem.

Se você quer fazer parte de um time que atua para fazer a diferença e está trazendo para o Brasil uma abordagem nova, eficiente, que reverte os processos de desertificação e pode colaborar na luta contra o aquecimento global usando a pecuária regenerativa, não perca essa oportunidade de participar de um curso e fazer parte do crescimento do Gerenciamento Holístico e da pecuária regenerativa no Brasil.