Plantando Água e promovendo segurança alimentar com Osmany Segall

Com uma abordagem integrativa Osmany Segall, Igor Aveline e Fabiana Penereiro tem usado a implantação de sistemas agroflorestais sucessionais para promover a segurança alimentar entre famílias assentadas do MST no DF ao mesmo tempo que recuperam a cabeceira da bacia hidrográfica do Descoberto. Essas famílias participam, do Programa Água Brasil, “que visa à conservação de recursos hídricos” no país. Fruto de uma parceria entre a WWF e a Fundação Banco do Brasil, o programa tem foco exclusivo em soluções para problemas relacionados a água, mas o time do Mutirão Agroflorestal insistiu que os melhores ‘guardiões’ para os sistemas de reflorestamento implantados seriam aqueles que mais dependem deles e da água como recurso na região.

Durante o podcast conversamos sobre a primeira etapa do programa e 4 famílias assentadas no Canaã, um acampamento do MST no Distrito Federal que visitei com o Osmany entre os trabalhos que fizemos na Fazenda Bella no ano passado. O projeto como um todo, entretanto, atende 37 famílias assentadas em 4 acampamentos e uma área de 17.8 hectares. Em um papo muito descontraído Osmany conta como as famílias foram ouvidas em um processo de diagnóstico participativo que orientou o desenho, também participativo, das áreas de acordo com necessidades e contextos específicos. Ainda assim, a criação de 3 áreas distintas de implementação em cada terreno foi comum na grande maioria dos casos. Foram essas: áreas de enriquecimento, áreas (de plantio) intensivas e áreas de engorda de solo.

Outras soluções e abordagens mais técnicas para o contexto de cada família também foram compartilhadas em detalhe pelo Osmany revelando um conteúdo específico mesmo para aqueles que já tem um conhecimento desses tipo de sistemas florestais. Mais detalhes sobre esse projeto podem ser lidos no artigo Promovendo Segurança Alimentar e Restaurando a Bacia do Descoberto usando SAFs com o MST.

Na sequência vamos ter mais agrofloresta com o Dax do Sítio Florestinha em um papo que aborda inclusive as moedas alternativas como forma de habilitarmos trocas justas em um paradigma de abundância. Depois voltamos a conversar sobre a permacultura e a construção de uma ecovila na Serra da Mantiqueira com o time da Escola de Permacultura.

Nas últimas semanas recebi muitas mensagens super positivas pelo FB e Instagram. Fico muito agradecido e honrado com a companhia de tanta gente engajada e sensível! Vejam abaixo algumas formas de apoiar o projeto.

– Se você usa um celular Android se inscreva no Stitcher ou se usa iPhone, se inscreva no iTunes.  Aproveite e deixe sua avaliação por lá, isso faz muita diferença em como o podcast passa a ser ‘oferecido’ nos mecanismos de busca 😉

– Compartilhe as podcasts e artigos com seus comentários nas suas mídias sociais.

– Se você prefere assistir as entrevistas em vídeo, se inscreva no canal no YouTube.

– Curta a página do Podcast no Facebook

– Se inscreva na mala direta para receber artigos, entrevistas e cursos em primeira mão.

E sigamos com a energia focada em construir o mundo que queremos! Mudança boa se faz em boa companhia!

Abraços,
Eurico Vianna