Poluição Marinha, Serviços Ecológicos e Ciência Ambiental com Dr. Alexander Turra

Pesquisas indicam que se não mudarmos nosso estilo de vida consumista e poluente em 2050 teremos mais plástico que peixes nos oceanos.  Os serviços prestados pelos ecosistemas marinhos já foram calculados na ordem dos 30 trilhões de dólares, ou seja, a economia mundial não daria conta de pagar por eles. Mas a quantificação ou ‘precificação’ dos serviços ecológicos não é o caminho afirma o Dr. Turra. Isso porque grande parte do que a natureza faz e o como ela o faz, a tecnologia humana não substitui. A conversa de hoje no podcast Impacto Positivo é com o ecólogo/oceanógrafo professor e pesquisador da USP, Dr. Alexander Turra. Conversamos sobre o lixo marinho, os serviços ecológicos prestados pelos oceanos e o papel da ciência ambiental na formulação de políticas públicas e debates sobre o aquecimento global.

Dois assuntos permearam nossa conversa: os micro-plásticos e os giros (ou ilhas de lixo oceânico).

O gyros são áreas onde as correntes marítimas e os ventos acumulam dejetos em vórtices enormes, sempre existiram. Mas antes da sociedade de consumo, da dependência do petróleo como matriz energética e de matéria prima, o que se acumulava era matéria orgânica. Hoje é o plástico. O tempo de decomposição do plástico plástico é lento e as pesquisas revelam outra grande ameaça do uso do plástico, o micro-plástico. Os pedaços cada vez menores do plástico que ingerido pela vida marinha e torna a contaminar toda a cadeia alimentar, inclusive os seres humanos.

O trabalho do Dr Turra, assim como de outros ativistas e ambientalistas, é fundamental na sensibilização das pessoas e agentes públicos e privados para que possamos formar políticas públicas que possam resolver o problema na sua raiz; a dependência do petróleo como matriz energética da nossa sociedade.

Agora uma linhas finais sobre o podcast… A página do FB passou das 300 curtidas! E nas últimas semanas recebi muitas mensagens super positivas. Fico muito agradecido e honrado com a companhia de tanta gente engajada e sensível! Vejam abaixo algumas formas por meio das quais vocês podem apoiar o projeto.

– Se você usa um celular Android se inscreva no Stitcher ou se usa iPhone, se inscreva no iTunes.  Aproveite e deixe sua avaliação por lá, isso faz muita diferença em como o podcast passa a ser ‘oferecido’ nos mecanismos de busca 😉

– Compartilhe as entrevistas e artigos com seus comentários nas suas mídias sociais.

– Se você prefere assistir as entrevistas em vídeo, se inscreva no canal no YouTube.

– Curta a página do Podcast no Facebook

– Se inscreva na mala direta para receber artigos, entrevistas e cursos em primeira mão.

Abraços,
Eurico Vianna