“Retrosuburbia”, de David Holmgren: um Guia para viver bem com menos Energia Fóssil

Em mais um episódio da Bibliografia do Livro “Colapso e Êxodo Urbano”, eu trago o “Retrosuburbia” do David Holmgren, co-autor do conceito de Permacultura.

A obra do Holmgren é usada praticamente por todo o livro como referência importante sobre o declínio energético. Ao longo de sua obra e de décadas de construção de coerência ecológica em sua vida, Holmgren desenvolveu uma didática ímpar para o assunto, assim como um conhecimento valioso com um viver à margem da sociedade de consumo.

Junto com Berry e outras referências importantes, Holmgren informa minha visão de que o campo também deve ser pensado como território onde cultivamos e protegemos a possibilidade de dissidência, mas sem que isso desarticule as relações com as pessoas a nossa volta.

O livro “Colapso e Êxodo Urbano: construindo vidas resilientes e autônomas no campo” está pronto e indo para a gráfica em breve! O apoio e pedidos antecipados e com desconto podem ser feitos por esse link:

https://forms.gle/S9QH49PGkgzY8gge6

Scroll to Top